07/11/2017

AS MALEFICÊNCIAS DA INSEGURANÇA/TIMIDEZ
Pessimismo: Os Tímidos/Inseguros sempre costumam ter pensamentos negativos. Como apresentam falta de confiança em suas efetivações, habitualmente já começam a considerar apenas o que podem perder e não o que podem ganhar, por isso, arriscam pouco. Geralmente os tímidos/inseguros só sentem confiança e coragem para realizar atividades que batem de frente com seus medos quando possuem praticamente 100% de certeza que tudo irá ocorrer de acordo com seus planos.
Nervosismo e Ansiedade:  Frequentemente estão com seu estado de espírito inquieto e agitado.  Para o tímido/inseguro, toda nova ocasião é assustadora, por isso, evitam qualquer atividade que os exponha demais perante as outras pessoas. Quando não encontram saídas de uma atividade em que não se sintam confortáveis, procuram sutilmente sempre ficar nos bastidores do que serem a atenção principal.

Incompetência: Fazia parte de sua intenção fazer o seu planejamento acontecer ou simplesmente executar aquela tarefa que designaram a você, mas você não consegue. Você no final sente aquele sentimento de que você podia ter surpreendido, podia ter impressionado, podia ter aproveitado, podia ter feito ou ter feito mais do que fez, porém, nada disso foi possível porque você não foi capaz de realizar, ou pior, você não foi capaz nem de tentar realizar. Geralmente isso é uma realidade comum entre os tímidos/inseguros. Essa dificuldade é uma das piores por causa do fortalecimento autodestrutivo do ser, aumentando o sentimento de Incapacidade e Inutilidade sobre a sua própria existência e função no mundo.
Baixa autoestima: Por terem medo e constrangimento constante, que geram sua incapacidade na realização de tarefas, os tímidos/inseguros acabam aderindo à baixa autoestima porque não são acostumados com a resiliência, por isso, acabam aceitando toda a carga negativa de suas derrotas como se fossem a verdadeira realidade de sua capacidade total. Os tímidos/inseguros acabam concluindo equivocadamente que por muitas vezes todos são melhores e mais aptos a realizarem tal atividade melhor que eles. Por não possuírem confiança em suas ações, frequentemente se sentem inferiores a maioria. Quando encontram alguém melhor do que eles em algo ou simplesmente alguém que transborde confiança em seu cotidiano, por muitas vezes, involuntariamente, possuem tendência a submissão.
Temor a avaliações negativas: E por ultimo, a verdadeira origem da timidez e da insegurança, e consequentemente, o mais importante dos tópicos. Para uma pessoa tímida/insegura as opiniões e atitudes das outras pessoas em relação a ela acabam sendo de extrema importância. Eles estão sempre preocupados com o que as pessoas vão achar. A aprovação social para um tímido/inseguro acaba se tornando algo primordial, portanto, todas as suas atitudes e ideias sempre estarão baseadas de acordo com a aprovação geral, e nunca em suas próprias vontades, sendo assim, sempre mantendo a esquiva de qualquer tipo de julgamento e condenação.

2 comentários: