Como podemos ser livres se nem mesmo nos conhecemos? Como iremos encontrar nossa verdadeira felicidade e sentido para nossa vida se nem mesmo adquirimos ainda o conhecimento próprio para traçarmos melhor o nosso destino?
Poucos são os que possuem a humildade e inteligência para analisar a si mesmo, reconhecendo honestamente seus erros e qualidades, seus regressos e progressos na vida, suas atitudes e etc... enfim, estão escassos os que dominam e entendem a primordialidade da auto-análise.
O processo introspectivo é imprescindível para a formação de caráter e personalidade, pois, devido ao empenho em buscar conhecimento próprio, o indivíduo acaba se fortalecendo de suas convicções mentais e de suas atitudes.
Os praticantes da reflexão íntima podem se beneficiar de muitas virtudes, pois, a introspecção aos poucos elimina a ignorância e a intolerância e fortalece o pensamento crítico, o arrependimento e até mesmo, consequentemente, o perdão, relacionado ao entendimento que passamos a ter sobre as ações passadas.
A introspecção não anda junto com o impulsionamento rápido das atitudes, e sim, te leva a ter uma vida mais reflexiva, aumentando assim, sua autonomia sobre seus atos e uma maior administração de suas consequências. Porém, para possuir todos os privilégios desta personalidade, é essencial apenas uma simples mudança... um maior investimento de tempo para si próprio.
Excelente!!! 👏👏👏
ResponderExcluir